30.10.09

Joyeux Anniversaire!



50 anos de Astérix et Obélix!

Pronto, eu sei, hoje já é dia 30, foi ontem, mas tive tantas coisas hoje que não consegui vir cá pôr isto antes da meia-noite!

É tão fixe! Estou mortinha por ler o livro novo!

27.10.09

Prioridades

Um amigo mandou-me isto por mail e eu achei boa ideia publicar aqui:

A primeira página do Público online de hoje:


À esquerda: 40 mil idosos passam fome em Portugal
À direita: 1000 milhões de euros ao BPN

De facto, é tudo uma questão de prioridades, nítidamente as do PS estão à direita.

25.10.09

Faltou a conclusão óbvia


É porque vivemos numa sociedade capitalista.

24.10.09

Referendos - PS revisited

O PS que tanto nos tem habituado às suas facções, às suas indecisões, aos seus puxa para cá mas empurra para lá que é para ver se pode ficar tudo em águas de bacalhau, desta vez saiu-se com uma particularmente gira.

"O grupo dos militantes socialistas católicos quer promover um referendo sobre o casamento homossexual se a proposta do PS passar na Assembleia da República e propõe-se participar na recolha de 75 mil assinaturas para o conseguir."

Quando li isto lembrei-me do PS de António Guterres que, depois de aprovar a despenalização da IVG na Assembleia da República, marcou um referendo em época de praia e fez marcha atrás em todo o processo. Mantendo assim o problema de saúde pública que é o aborto clandestino por mais 9 anos em Portugal. Não comparo o avanço civilizacional da despenalização da IVG com a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Embora ache esta última muito importante no caminho da não discriminação com base na orientação sexual parece-me muito mais significativa a primeira.

Este "grupo dos militantes socialistas católicos" justifica a sua opinião dizendo que é "uma questão de justiça" que se faça um referendo para que "todos os portugueses se possam pronunciar sobre esta matéria". Lamentam mesmo que se "defina como prioritário o casamento homossexual (...) numa altura de crise social" em vez de se concentrar "no combate à pobreza e no combate ao desemprego".

Pergunto eu: Então e sobre o Tratado de Lisboa? Já não é uma questão de justiça? Não seria muito mais importante para o combate à pobreza e ao desemprego a discussão do Tratado de Lisboa? Eu cá não soube de nenhuma indignação dos militantes socialistas católicos por os portugueses não se poderem pronunciar sobre o Tratado de Lisboa!

Do PS e católicos! É preciso paciência!

Bispos

É pá! Agora estou mesmo chateada com o PS! Então não é que conseguem fazer com que eu concorde com uma afirmação do bispo de Viseu?!

""É triste e lamento que o Governo se vá ocupar de temas que não fazem parte dos problemas fundamentais das pessoas", critica o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, considerando que o tema "não é de relevo para o País", mas útil para "fazer acordos" na Assembleia da República."
-in Diário de Notícias

Claro que não é premência do tema na agenda governamental que preocupa os bispos do país e claro que eu não partilho a opinião da igreja católica sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Eu cá, acho que as pessoas se devem poder casar com a pessoa que entenderem independentemente do género de uma e da outra, inclusivamente concordo com a adopção de crianças por casais gays.
E sobretudo acho que as diversas religiões têm tanto direito de opinar sobre a vida política portuguesa como eu de mandar bitaites sobre a escolha do próximo Papa. Mas de faco é obra um bispo dizer alguma coisa com a qual eu concordo políticamente!

20.10.09

O caráter incriticável das religiões


As recentes (e críticamente provocatórias) afirmações de José Saramago sobre a Bíblia têm suscitado polémica! Era de prever! Curiosamente a Igreja Católica (assim como o Islão) parece achar que tem o direito de criticar os outros, impôr costumes e morais muitas vezes perfeitamente ignóbeis (basta pensar na postura que têm em relação à IVG ou esta ou esta) mas que ninguém tem o direito de dizer deles seja o que for.

Ora, reconhecendo que as afirmações de Saramago se assemelham a um golpe publicitário pra o seu novo livro (publicidade de que nao precisa), tenho que admitir também que gosto que as faça abertamente pondo em jogo o carácter incriticável da religião.

Tendo em conta a lavagem cerebral que se permite à Igreja, acho perfeitamente legítimo que à cerca dela se teçam as considerações que bem se entender. O que acho absolutamente patético é que à conta delas se diga que Saramago devia renunciar à cidadania portuguesa!

E que seja Mário David, eurodeputado do PPD-PSD, antigo assessor público de Durão Barroso, Secretário de Estado de Santana Lopes, actual vice-presidente do Partido Popular Europeu e desde 1989 ligado às políticas europeias que grandemente contribuiram para a falência do aparelho produtivo português, a fazê-las deixa-me verdadeiramente estupefacta!

"José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! Tenho vergonha de o ter como compatriota!" (Mario David)



Eu não tenho vergonha de ser compatriota de ninguém (embora Santana Lopes quase me faça ter) porque sei que a minha pobre pátria, como outras, tem destes azares, de que lhe nasçam em cima oportunistas, mentirosos, trapaceiros, desprovidos de ética como Mário David e os seus correligionários partidários e de políticas. Mas se tivesse não seria concerteza de Saramago, mais provavelmente seria de Mário David.

Mas se tanta comichão faz ao eurodeputado do PPD-PSD ser compatriota de Saramago permitam-me apresentar-lhe a mais simples das soluções: Renuncie à nacionalidade portuguesa, meu caro! Asseguro-lhe que não sentiremos a sua falta!

Recomendo a leitura deste "post" sobre o tema.

Verdes por fora, vermelhos por dentro

Li Público que o Partido Ecologista os Verdes apresentou

"um projecto de resolução para recomendar ao Governo a suspensão do modelo de avaliação" dos professores,

assim como

"um projecto de lei para alterar o regime jurídico de acesso às pensões de invalidez e velhice pelos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio e outro para limitar a exposição humana aos campos electromagnéticos originados por linhas e instalações eléctricas de média, alta e muito alta tensão".

"Heloísa Apolónia adiantou que “no final desta semana ou na próxima”, o seu partido irá apresentar duas novas iniciativas na Assembleia da República: classificar a Arrábida como património mundial da humanidade e impedir a privatização das Águas de Portugal."

Seguramente muitos se lembram do episódio vergonhoso em que o P.M. José Sócrates insultou o PEV chamando-lhe entre outras coisas "embuste político" e terminando o seu vomítico discurso com a expressão "Verdes por fora, vermelhos por dentro".

Embora de modo nenhum faça minhas as palavras de tão ignóbil personagem tenho que admitir que eu gosto dos Verdes precisamente por serem assim. Tão vermelhinhos por dentro que fazem propostas destas, sérias, necessárias, de princípio e estratégicas, provando mais uma vez que não há melhor voto que na CDU!


Bola! De bola é que Portugal precisa!

Porque de Fado ainda nos abastece largamente a Amália e de Fátima vamos ter jorros torrenciais porque chegará o Papa Ratzinger para falar às massas tão crentes como acéfalas o que nos faz falta mesmo é Futebol!

E como o que faz falta é Bola, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai assumir 40% dos custos da candidatura ibérica ao Mundial de 2018 ou 2022, de um orçamento global de cerca de 7 milhões de euros.

E pelas palavras do presidente da FPF, Gilberto Madail

“Temos vindo a pensar, vamos ver quanto vai custar. Também temos contactado entidades privadas. Temos de ver de onde vem a nossa origem de fundos. Temos de fazer parcerias com a parte privada e com o próprio Governo”

já todos sabemos quem vai pagar a factura desta candidatura. Os mesmos que pagaram o Euro2004: Todos nós!

19.10.09

Dois pesos e duas medidas

Achei piada a esta notícia no Público de hoje:

"PS prepara expulsão de militantes que se candidataram como independentes"

Na verdade nem foi tanto à notícia que achei piada, mas sim ao tom suave e de absoluta normalidade com que ela é dada.
Eu não acho normal que militantes de um partido se candidatem como independentes a umas eleições às quais o seu partido também se candidata, mas tendo em conta que estmos a falar do PS, onde a disciplina partidária não é particularmente abundante, a estranheza diminui. Na verdade acho que a acontecer dita candidatura, merece algum tipo de sanção. O meu espanto não reside no processo em si.

O que eu acho curioso é que se alguém do PCP dissesse qualquer coisa parecida com isto: "Espanta-me que pessoas que não aceitaram as decisões democráticas e legítimas dos órgãos do PS, que integraram listas contra o PS, e que, depois das eleições, se assumem como oposição ao PS, ainda queiram estar dentro do partido", como disse Renato Sampaio seria um:

- Aqui d'el Rei! Que não há democracia interna!

- Ai Jesus! Que autoritarismo!

- Que desgraça! Qualquer um que tenha opinião diferente é logo corrido!

- Que horror! Que falta de pluralismo! Vê-se mesmo que é o partido do pensamento único!

Mas como é o PS está tudo dentro da normalidade de um partido perfeitamente democrático e plural!

Isso é que eu acho de sobremaneira curioso e divertido!

18.10.09

Boas pessoas

O post anterior já ia demasiado grande para dar a devida importância a outro acontecimento da iniciativa de ontem, de modo que lhe dedico um post exclusivamente.

Ontem apareceu na praça de Mexicanos um casal jovem, que conjugava uma estatura relativamente baixa e um aspecto muito mediterrânico com um sorriso daqueles que só têm as boas pessoas. Eram israelitas, progressistas e de esquerda. Estavam de férias no México mais uns dias antes de seguirem para Cuba. Queriam saber mais um bocadinho da situação social de Chiapas, da qual já sabiam um bocadinho e partilharam algumas visões que têm sobre Israel.

Já conhecia alguns israelitas, mas todos muito apáticos. Embora o governo do seu país não lhes agrade demasiado não têm vontade de o mudar, preferem mudar-se. Estes não, estes mostram que é possivel o discernimento sobreviver à propaganda, que, nas condições mais adversas, se pode manter certa independência intelectual e ter vontade de ser agente de uma mudança justa e necessária.

Enfim, são boas pessoas, dessas que dá gosto conhecer, que, embora seja improvável, se espera reencontrar algures ao longo da viagem e que fazem mais feliz o dia em que as encontramos.

O dia da Alimentação em San Cristóbal

Ontem fui a um evento contra a experimentação com transgénicos em Chiapas. Foi organizado pela ONG Otros Mundos, geralmente sou muito céptica no que diz respeito a ONGs mas esta causa parece-me boa.

Havia comida típica diversa, (de milho, naturalmente) trazida por locais e habitantes de comunidades perto de San Cristóbal, havia um pano pintado pelos estudantes da UNICH, um grafiti feito por uma mocinha aqui da cidade.

Havia papeis, marcadores e lápis de cor para os mais miúdos fazerem desenhos que se penduraram em papel de cenário no coreto do adro de igreja em que decorria a iniciativa.
Havia um contador de contos muito expressivo que contava histórias sobre as vantagens da condição comúm das terras.

Houve um desfile até ao centro e de volta com um grupo de percussão de Tabasco composto por uns moços que estavam instalados num hotel ali perto e que quiseram dar um contributo à festa/protesto. Desfile encabeçado pelas faixas temáticas e por um senhor disfarçado dessa figura tão mexicana que é a Catrina, a morte personificada numa senhora elegante, que ia saudando os transeuntes que o olhavam divertidos.
Houve um concerto dado por músicos profissionais e amadores, moradores de San Cristóbal
Houve mesmo, uma interrupção da animação mais ruidosa por respeito à missa de um funeral que chegou à igreja inesperadamente.
Houve um abaixo-assinado (mal-feito) que "solicitava respeituosamente" o que deveria exigir, que era enorme e que fazia as pessoas assinarem uma folha em branco em vez do verso da folha do texto. Com certa pena e pelo príncipio de não assinar folhas em branco que mantenho há vários anos, não assinei.

Houve, com uma mãozinha de quem se deixou ficar até ao final uma arrumação rápida que não deixou vestígios na praça ainda iluminada pelo sol de fim de tarde.

Foi uma tarde porreira, passada em boa companhia e que me fez pensar mais uma vez, em toda esta vontade de mudança que há nas gentes desta terra, tão sub-aproveitada, tão pouco organizada e sempre tão dispersa!

A falta que faz um Partido de massas!

10.10.09

Incrível! ou talvez não...



Devo admitir que demorei dois blogs e uma notícia a aceitar que era real que se tinha atribuido a Barack Obama o Prémio Nobel da Paz.

Depois do primeiro embasbacamento fui à procura da justificação e quando li "for his extraordinary efforts to strengthen international diplomacy and cooperation between peoples" ("pelos seus esforços extraordinários para fortalcer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos") saiu-me um desses risinhos desdenhosos de quem se ri por saber que a questão é mais patética que triste e, portanto carece de importância suficiente para se chorar por ela.

Na verdade quando sabemos que Barack Obama:

- vai manter o Bloqueio contra Cuba (que só por si é uma violação dos direitos humanos digna de punição),
- vai manter a base militar de Guantánamo num ataque claro à soberania cubana,
- vai instalar novas bases militares na América do Sul em território colombiano,
- continua a apoiar o regime genocida de Israel (e estes podem ter armas nucleares à vontade),
- aumentou e pensa aumentar mais o número de militares de ocupação no Afeganistão
- fez um chamado ao envolvimento europeu na "guerra contra o terrorismo" dizendo que os EUA não admitiam travar essa batalha sozinhos,
- quer mandar e desmandar (e fá-lo) no armamento e tecnologia nucleares a nível mundial, decidindo quem pode ou não pode tê-los quando é presidente do único país do Mundo que já teve a desfaçatez e a crueldade de usar armas nucleares (e não foi uma, mas sim duas!).

é mais ou menos natural que a justificação dada pelo Comité do Prémio Nobel nos cheire a mentira da grossa e desculpa esfarrapada para lamber as botas à (ainda) nova sensação política mundial.

Mas se pensarmos bem no caso há excelentes justificações para que Obama seja Prémio Nobel da Paz este ano:

- George C. Marshall - Prémio Nobel da Paz 1953
- Henry Kissinger - Prémio Nobel da Paz 1973
- Shimon Peres - Prémio Nobel da Paz 1994
- Yitzhak Rabin - Prémio Nobel da Paz 1994
- Ximenes Belo - Prémio Nobel da Paz 1996
- Ramos Horta - Prémio Nobel da Paz 1996
- Jimmy Carter - Prémio Nobel da Paz 2002

Afinal tem toda a lógica, não tem?

9.10.09

Trabalho, Honestidade e Competência!

Quase no fim da campanha não podia faltar:


Recomendo a leitura de um texto do Bruno Dias, deputado do PCP na AR pelo distrito de Setúbal e dono de um daqueles sorrisos que me fazem dizer: "Tinha que ser do Partido!"
É dos melhores textos de propaganda eleitoral que já li, talvez por não seguir os moldes habituais e por uma quase ausência de chavões.

Domingo, dia 11 vota CDU!



8.10.09

Desculpas

A desculpa do Saramago é estar senil (eu acho que não desculpa, mas enfim).

A do Carvalho da Silva qual será?

Sim, porque para mim é preciso uma muito boa para andar a estragar o trabalho que os outros andam a fazer e a desviar as atenções do que de facto interessa: O projecto autárquico da CDU!

(Contexto aqui, aqui e aqui)

6.10.09

Fundos de apoio

Li hoje no Público que a


Ao ler esta primeira frase fiquei logo desagradada. Para as dificuldades económicas dos estudantes é que existem os serviços de acção social e não é promovendo a substituição destes serviços por iniciativas das AAEE que se resolvem as carências económicas dos estudantes ou o problema do preço da educação. Mas lendo o resto da notícia fiquei mesmo enojada:

"Vamos pagar despesas e esse valor será sempre contabilizado como um empréstimo sem juros, que prevemos que seja depois pago pelo aluno ao longo de um ano"

Diz Fausta Parracho, dirigente da AAUBI.

"É de louvar esta atitude dos alunos aos quais já prometi uma verba significativa para subsidiar parte do fundo"

Diz João Queiroz, reitor da UBI.

É brilhante! Já não bastava ser uma mostra asquerosa de pseudo-caridade cristã que só dá vontade de fazer coro com o Barata Moura, ainda é uma AE contribuir para o endividamento dos estudantes e um reitor a achar muito bem! De facto, com dirigentes assim o Governo tem o trabalho bem facilitado! Estão todos muito bem amestrados!

Aqui vos deixo a Vamos brincar à caridadezinha, do José Barata Moura!

Modas académicas

Um artigo do DN afirma no seu último parágrafo:

"As pós graduações parecem estar cada vez mais na moda. No ano lectivo passado, quase 50 mil estudantes frequentaram mestrados (não integrados) e doutoramentos em Portugal. "

É! Estão mesmo na moda! Sobretudo entre aqueles que não encontram emprego no fim da licenciatura. Aqueles que tentam aumentar as qualificações para ver se depois conseguem emprego. Aqueles que querem pelo menos estar a fazer qualquer coisa parecida com o que decidiram que queriam fazer na vida. Qualquer coisa essa que pagam os pais enquanto não forem despedidos ou para a mobilidade especial, ou os próprios com o ordenado de caixas de supermercado, empregados de mesa ou de lojas de roupa, porque afinal foi para fazer trocos que tiraram uma licenciatura! E entre aqueles que procuram desesperadamente a bolsa de doutoramento como um adiamento do desemprego sobre-qualificado enquanto recebem correios electrónicos de tudo quanto é site de emprego anunciando vagas que estão destinadas à partida para outro que não eles.

Estão bem na moda as pós-graduações! Continuarão a estar enquanto o direito ao emprego não for efectivo, enquanto se continuar a desperdiçar o potencial intelectual do nosso país e o investimento de formação que o estado faz. Entretanto o progresso (económico e social) é só uma palavra que o nosso presidente não consegue pronunciar correctamente.

Vem aí divertimento!

"Monty Phyton fazem 40 anos e prometem (quase) toda a verdade em documentário"

in Público

5.10.09

Já que é Outono

Desculpem lá a deformação profissional!

Mas esta é mesmo uma notícia fixe!

"Nobel da Medicina para estudo sobre enzima que protege os cromossomas"

E gostei particularmente desta comparação:

"Os telómeros são como que as capas dos atacadores, que os impedem de se irem desfiando e desfazendo. Fazem o mesmo com os cromossomas, os aglomerados de material genético que se agrupam em pares, um herdado do pai, outro herdado da mãe, dentro das nossas células."

4.10.09

Grande Ruben!

No Público:

"As melhores propostas serão aquelas que em maioria, podendo nós gerir os destinos da Câmara de Lisboa, apresentaremos. Esperemos que, se assim for, o dr. Santana Lopes esteja tão disponível como se manifesta agora".

La Negra Sosa (9 Julho 1935 - 4 Outubro 2009)

Morreu hoje, em Buenos Aires, aos 74 anos, Mercedes Sosa, depois de vários dias no hospital.
(Notícia no Público e no El País)

Cantora argentina, mulher de belíssima voz, cantou pela transformação da canção argentina e pela transformação social, fiel aos seus princípios ideológicos.

Em jeito de homenagem deixo-vos o "princípio" de La Negra Sosa com Jorge Cafrune.




E mais umas coisinhas




Apontamentos sobre o "SIM"

Todos tirados do Público:

"Todos os partidos dizem para votarmos sim"

"Votei 'sim'. Mas não sei dizer muito sobre isto. Senti que era melhor para nós, para não ficarmos sozinhos."

"'O Governo está num desespero. São como cordeiros à beira do precipício e seguem em frente' afirma recordando as 'ondas de choque' provocadas pela primeira rejeição. 'Eles não sabiam o que fazer, foi muito dramático'."

"'Infelizmente, desta vez muitas pessoas vão votar 'sim' por estarem assustadas', diz, acusando o Governo de ter mentido ao sugerir que a Irlanda teria que sair da UE ou que a economia ficará ainda pior se o 'não' vencer."

"Decidiu-se pelo 'sim' porque 'não podemos estar fora e dentro, só temos um caminho'."

"'Não sei sobre o tratado. O que li era impossível de perceber. Eu não percebo muito de política mas tentei informar-me com um colega que se interessa mais e ele também não me soube explicar.' Mas acredita que se o Tratado de Lisboa passar os filhos 'vão ter mais futuro, mais oportunidades'."


Acho que há pouco mais a dizer... Poupou-se ao povo irlandês ir mais vezes às urnas sufragar o que já tinha sufragado. Por outro lado, embora sabendo-se de antemão o resultado final, pelo menos alguém sufraga o Tratado de Lisboa...

Vale a pena ler o que o Fernando Samuel do Cravo de Abril escreveu.

3.10.09

No DN de hoje:

"Há duas semanas, António Costa enviou uma carta aos trabalhadores da Câmara de Lisboa a dizer que serão aumentados em Novembro. O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa classifica a carta de "eleitoralista", ao passo que o director de recursos humanos da CML diz que é "prática corrente". Aumentos custarão cerca de três milhões à autarquia."

Daqui eu tiro duas conclusões:

1- que é "prática corrente" os presidentes cessantes da Câmara de Lisboa terem medidas eleitoralistas (como a carta em questão) para com os funcionários da Câmara;

2- que em Lisboa é mesmo na CDU e portanto, no Ruben de Carvalho, que é preciso votar!

Mas cada um tira as suas...