20.12.09

O Pioneiro

"O Pioneiro ama a liberdade, ama Portugal, ama as crianças e os povos do mundo.
O Pioneiro respeita os trabalhadores, os pais, os professores, os mais velhos, procedendo para com todos com franquezae lealdade.
O Pioneiro está sempre com a verdade e age de acordo com o que é justo.
O Pioneiro gosta de trabalhar, executa com aplicação as suas tarefas escolares, prepara-se para ser um homem ou mulher útil e apto para cumprir os seus deveres para com a sociedade.
O Pioneiro defende as suas próprias ideias e opiniões, sem arrogância, mas sem medo nem vergonha.
O Pioneiro, dentro da sua organização, critica fraternalmente os erros dos seus colegas de trabalho, aceita a crítica, e critica-se a si próprio a fim de melhorar a sua conducta e actividade.
O Pioneiro é bom camarada: procura a amizade e a camaradagem de todas as crianças com quem convive na escola, na rua, no bairro, no campo, na sua localidade.
O Pioneiro é disciplinado, cumpridor, corajoso, modesto, tem espírito de iniciativa e força de vontade.
O Pioneiro auxilia todos os que necessitem da sua ajuda.
O Pioneiro exercita o corpo e é saudável.
O Pioneiro ama e protege os animais, as plantas e a Natureza.
O Pioneiro procura alargar a sua organização e honrar em todas as situações aquilo que o nome e o lenço dos Pioneiros representam."


Este texto foi retirado de um panfleto dos Pioneiros que apanhei no Espaço Criança da Festa do Avante 2009. É um espaço muito especial para mim, talvez por lá ter passado muitas horas nos baloiço nas Festas de quando era miúda.
Por ser especial, e por encontrar sempre boa companhia e boas fotografias por lá (é fácil os pequenitos são sempre fotogénicos) passo sempre por lá, todas as Festas.
Desta vez encontrei lá este texto que me enterneceu particularmente e que já queria ter posto há uns tempos mas não tinha o panfleto comigo e não pude. Fica agora.

2 comentários:

  1. Sabe bem vir do Curso de Formação de Monitores dos Pioneiros, onde pensámos no significado e importância destas leis, chegar a casa e, por coincidência, apanhar este post por aqui.

    Beijinhos,
    Ana Oliveira

    ResponderExcluir
  2. O pioneiro vai ser grande... e então fará tanta falta ter pelo menos algumas destas linhass impressas no mapa da sua personalidade...

    Abreijo.

    ResponderExcluir