22.1.10

O FMI

Segundo o DN:

"A economia portuguesa cresce apenas 0,5% este ano, após uma contracção de 2,7% em 2009; o desemprego vai chegar aos 11% da população activa, afectando 600 mil portugueses no final do ano e o défice público vai continuar a agravar-se. Para equilibrar as contas do Estado, a opção terá de passar por um aumento da taxa do IVA, "ajustamentos" nos salários públicos, com ganhos nulos até 2014, e acertos futuros nas pensões, avisa o Fundo Monetário Internacional (FMI). "

O FMI acha que a consolidação orçamental passa pela "redução da massa salarial do sector público" e das "transferências sociais" e pede a revisão do "sistema dos subsídios de desemprego".

Aconselha o "alargamento da base da tributação" e o aumento do IVA e pede que sejam "reconsiderados" os "grandes aumentos previstos para o salário mínimo".

Eu devo ser uma pessoa estranha ou não perceber mesmo nada deste tema, mas, para mim, aqui há uma grande contradição.
Eu tinha para mim que se 11% da população, 600 mil pessoas, estarão desempregadas no fim do ano, seria pelo menos humano não reduzir os subsídios de desemprego. Parece-me até que o acesso a eles devia alargar-se. Menos ainda me parece que se deva aumentar o IVA que ataca a todos por igual mas a quem dói mais é sempre a quem menos tem (que paradoxalmente também costuma ser quem mais produz).
Claro que as contas do Estado não são um assunto simples, mas parece-me que há muito por onde poupar, a começar por punir os corruptos e impedir mais desfalques e negociatas.

Mas eu não percebo nada disto e os senhores do FMI em Washington estão seguramente a zelar pelo meu bem-estar enquanto portuguesa e as suas propostas são certamente ditadas pelo grande sentido altruísta que os anima.

Agora o que de facto percebo é que 25€ de aumento no salário mínimo não é um "grande aumento". E também percebo que, não sendo um grande aumento, faz diferença no orçamento familiar ganhar 475€ em vez de 450€. Claro que os senhores do FMI não podem perceber isto porque 25€ no salário deles não é nada.

O FMI é desumano!
O FMI mete nojo!
O FMI tresanda!
O FMI que vá cagar sentenças para a p*ta que o pariu!

Um comentário:

  1. Em tempos interroguei-me sobre a possibilidade de o FMI ser solúvel em produtos financeiros tóxicos. Como agora há muitos, eu posso ajudar a agitar a solução, para acelerar o processo, com uma colher de pau. Para este efeito acho que a ASAE não poria problemas a não se usar uma colher de polímero.

    ResponderExcluir