1.6.11

No Dia Internacional da Criança

1 de Junho é o Dia Internacional da Criança.
Este dia deve ser usado para afirmar os direitos das Crianças e ser um dia de luta na sua efectivação. E como assegurar os direitos da miudagem em geral é meio caminho andado para muitas infâncias felizes acho que é bom lembrar também como é bonita uma infância feliz.
Acabei de ler há pouco tempo "Os Esteiros" do Soeiro Pereira Gomes. É um livro particularmente angustiante por demonstrar tão cruamente (e tão realisticamente) o quanto pode a sociedade capitalista estragar a infância de tanta gente e como toda essa gente merecia uma vida tão melhor, tão mais feliz. Este serve para percebermos como faz falta a luta, como ainda é necessária. Seja na necessidade de assegurar a alimentação básica das crianças, seja para assegurar que têm tempo de lazer e não 2 horas de viagem de autocarro da escola para casa.

O vídeo que vos deixo é para lembrar como pode ser bom e bonito ser Criança se nos deixarem ter uma infância feliz. É dos Pioneiros de Portugal, é a canção do seu 10º aniversário, a letra é do José Jorge Letria e a Música é do Carlos Alberto Moniz. Vem mostrar (com muita justiça) a ligação entre a nossa Revolução e o direito a uma infância feliz; porque "Abril é uma criança a sonhar, com estrelas no olhar".



Desfrutem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário