25.12.09

Natal - Sonhos e Choux

A Catarina

A Catarina escreve mesmo bem!
A Catarina tem uma correcção gramatical quase irrepreensível.
A Catarina faz bem as diversas concordâncias e não dá erros ortográficos.
A Catarina tem fluidez na escrita e precisão na expressão.
A Catarina tem uma área vocabular acima da média.
A Catarina sabe escrever de forma sensível sem cair em lirismos bacocos, ao mesmo tempo que sabe dar puxões de orelhas e até insultar diplomaticamente.
A Catarina usa a ironia e o cinismo com mestría.
A Catarina escreve coisas que dão sempre gosto ler.
A Catarina escreve mesmo bem, porra!

Gosto muito da Catarina (por diversíssimos motivos não literários)!

20.12.09

O Pioneiro

"O Pioneiro ama a liberdade, ama Portugal, ama as crianças e os povos do mundo.
O Pioneiro respeita os trabalhadores, os pais, os professores, os mais velhos, procedendo para com todos com franquezae lealdade.
O Pioneiro está sempre com a verdade e age de acordo com o que é justo.
O Pioneiro gosta de trabalhar, executa com aplicação as suas tarefas escolares, prepara-se para ser um homem ou mulher útil e apto para cumprir os seus deveres para com a sociedade.
O Pioneiro defende as suas próprias ideias e opiniões, sem arrogância, mas sem medo nem vergonha.
O Pioneiro, dentro da sua organização, critica fraternalmente os erros dos seus colegas de trabalho, aceita a crítica, e critica-se a si próprio a fim de melhorar a sua conducta e actividade.
O Pioneiro é bom camarada: procura a amizade e a camaradagem de todas as crianças com quem convive na escola, na rua, no bairro, no campo, na sua localidade.
O Pioneiro é disciplinado, cumpridor, corajoso, modesto, tem espírito de iniciativa e força de vontade.
O Pioneiro auxilia todos os que necessitem da sua ajuda.
O Pioneiro exercita o corpo e é saudável.
O Pioneiro ama e protege os animais, as plantas e a Natureza.
O Pioneiro procura alargar a sua organização e honrar em todas as situações aquilo que o nome e o lenço dos Pioneiros representam."


Este texto foi retirado de um panfleto dos Pioneiros que apanhei no Espaço Criança da Festa do Avante 2009. É um espaço muito especial para mim, talvez por lá ter passado muitas horas nos baloiço nas Festas de quando era miúda.
Por ser especial, e por encontrar sempre boa companhia e boas fotografias por lá (é fácil os pequenitos são sempre fotogénicos) passo sempre por lá, todas as Festas.
Desta vez encontrei lá este texto que me enterneceu particularmente e que já queria ter posto há uns tempos mas não tinha o panfleto comigo e não pude. Fica agora.

14.12.09

Já que a Eira é de Milho #9

Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #8

Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #7


Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #6


Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #5

Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #4


Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #3


Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #2

Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

Já que a Eira é de Milho #1



Fotografia tirada em Oxchuc, Chiapas, México por Ana Martins

8.12.09

No Público de hoje

"PCP pede ao Governo ruptura com comércio de emissões"

(Para ir directo à fonte aqui)


07.12.2009
Lusa

"O PCP alertou hoje para o que disse ser a “privatização da atmosfera” que afirma estar a ser preparada na cimeira de Copenhaga, exortando o governo português a assumir uma ruptura com o actual modelo naquele encontro mundial.

Para os comunistas, o que estará em cima da mesa na conferência de Copenhaga será “um aprofundamento” dos mecanismos previstos no protocolo de Quioto, “mercantilizando o ambiente e colocando a capacidade da Terra de reciclar carbono nas mãos das mesmas corporações que estão a delapidar recursos e a degradar o ambiente”, apontou Vladimiro Vale, da Comissão Política do Comité Central, em conferência de imprensa na sede do PCP.

Em causa está, proseguiu, uma “política de privatização da atmosfera e de transferência de custos e responsabilidades para os povos do mundo”.

O PCP concorda com a limitação das emissões de gases, mas condena a “especulação e a transferência de custos”.

“O essencial é não existir a possibilidade de transacção do direito a poluir. Obviamente isso significará a especulação e a concentração dessa capacidade de poluir num determinado conjunto de países, corporações ou empresas”, defendeu o deputado comunista Miguel Tiago, para quem está em causa uma “privatização encapotada da atmosfera”.

Para os comunistas, a criação do comércio do carbono visa “tornar-se numa máquina bilionária de geração de activos financeiros fictícios” ou no que dizem ser um “novo monstro financeiro”, que, a curto prazo, poderá representar um mercado de mais de 700 mil milhões de dólares.

O modelo de transferência de custos já provou que não funciona, acrescenta o PCP.

“Desde 2005, a União Europeia tem em funcionamento o chamado esquema europeu de transacções. A experiência mostra que não só não assegurou uma redução [de emissões de gases com efeitos de estufa], o que denota a sua ineficácia, como possibilitou um aumento das emissões, daí a sua perversidade”, exemplificou o eurodeputado comunista João Ferreira.

O PCP reclama que o governo português assuma “uma atitude que coloque a necessidade de uma ruptura com o actual paradigma de desenvolvimento, que sacrifica os recursos naturais e a força do trabalho humano à crescente acumulação do lucro e da riqueza produzida”.

Os comunistas acusam o governo PS de seguir uma política que mercantiliza o ambiente e desinveste na conservação da natureza, com medidas como a política de privatização da água e a colocação do ordenamento do território “sob a direcção de grupos económicos e de interesses privados”, referem.

O PCP defende a diminuição da dependência face aos combustíveis fósseis, através do aumento da eficiência energética, a protecção da produção local e redução da amplitude dos ciclos de produção e consumo, a travagem do comércio mundial e a protecção dos ecossistemas naturais."


Estorvos católicos (desculpem o pleunasmo)

Desprezo sobranceiramente todas as religiões que conheço. Admito até que, de uma forma bastante prepotente, tenho uma certa sensação de superioridade espiritual em relação aos diversos crentes deste mundo.
Mas hoje... Hoje posso dizer que detesto os católicos. Mais particularmente odeio os devotos da virgem de Guadalupe! Odeio-os porque acham que podem dar cabo do juízo e desperdiçar o tempo de toda a gente durante as duas semanas que antecedem o dia da Virgem de Guadalupe. Acham que podem fazer quinhentas mini procissões (antorchas), nas ruas que lhes derem na telha, estorvando a todos independentemente de sermos ou não católicos, de termos ou não horários, pressa ou simplesmente uma vida!
Odeio-os porque atiram foguetes no meio da cidade sem qualquer medida de segurança! Odeio-os porque apitam e berram no meio da noite sem lhes importar a quem incomodam ou deixam de incomodar.
Odeio-os porque se juntam em grupos de imbecis que passam pelo meio da rua por causa de uma visão qualquer de um drogado qualquer teve há sei lá quantos anos e não são capazes de fazer um desfile no 1º de Maio. A "virgencita" vai concerteza resolver todos os problemas de exploração do México!
Odeio-os porque me estorvam! Apesar de desprezar as religiões, são-me mais ou menos indiferentes enquanto não me estorvam. Mas quando estorvam, odeio-os e gostava de passar por eles com um limpa-neves que os fosse arredando para os lados como um inútil monte de escombros!

Odeio-os!

7.12.09

Demonstração absoluta



Se alguém tinha dúvidas sobre a natureza boa ou má do carácter de Manuel Alegre aqui fica a demonstração absoluta de que é um ser asqueroso, um ser rastejante, tão nojento como uma barata na cozinha das cantinas.
Essa demonstração sai directmente da mais abjecta personagem política nacional: Mário Soares (sim, esse seu adversário nas últimas presidenciais)

Esta individualidade do PS disse:

"Fui durante muitos anos amigo dele, tínhamos um contacto quase diário. Eu gosto dele, dou-me bem com o temperamento dele..."

Eu não confio em alguém que mereça tantos elogios de um ser tão preverso, falso e traiçoeiro como Soares, mas isso sou eu que sou uma chata de primeira.

1.12.09

O tasco

Um copo de vinho, tinto, em cima da mesa de madeira, sem toalha e com manchas circulares, incompletas e sobrepostas.
Uma tábua com um queijo, de cabra, curado, rijo e brilhante; ao lado uma faca de lâmina côncava no fio, de tanto ser afiada.
Esperando o apetite que não tarda a chegar, o pão, denso e escuro, de côdea rija e estaladiça.
No bordo da mesa, tamborilando de leve, surdamente, quase imperceptível, os dedos grossos, calejados e encardidos.
Outra mão, parecida em idade e aspecto, arrasta a cadeira do outro lado da mesa e ela faz barulho na tijoleira aos quadradinhos, gasta e já estalada do chão.
A mão tamborilante abandona a borda da mesa para saudar num aperto de mão forte e áspero a outra mão que já deixou a cadeira, procedimento após o qual esboça esse movimento universal que significa "faça favor de se sentar".
O homem que puxou a cadeira senta-se, aliviando a tensão das calças de fazenda nos joelhos dobrados, deixando à vista as meias negras qeu já desceram do meio da perna paa o tornozelo.
A mão direita eleva-se com o indicador esticado, num pedido codificado dirigido ao moço que está atrás do balcão.
A mão esquerda tira a boina cinzenta e a direita alisa as farripas de cabelo que resistem sobre a calva já bem mais que franciscana.
Um segundo copo de tinto chega à mesa pelas mãos do moço do balcão, que chega de mangas arregaçadas mostrando os braços morenos e peludos. "Sr. António..." diz ao deixar o copo baixo e cilíndrico em cima da mesa, e regressa ao seu balcão.
Os olhos do primeiro homem ganham vivacidade e as rugas tornam-se mais pronunciadas à medida que os lábios se esticam num semi-sorriso rápido que lhe levanta as bochechas já pouco firmes, mas bem escanhoadas.
Sentado de pernas afastadas, com a barriga proeminente acomodada entre elas, inclina-se em direcção à mesa e corta duas fatias de pão. A faca tem a lâmina curta e há que fazer um círculo para alcançar toda a altura do pão. Corta depois, com certo esforço, o queijo, várias fatias algo quebradiças de tão curado.
Entretanto o segundo homem pegou no jornal desportivo poisado no parapeito da janela onde zune uma mosca tentando passar através do vidro.
É Segunda-feira, a capa do jornal traz, em grande plano, o jogador que marcou o holo do desempate ajoelhado na relva, de boca aberta num grito de vitória e as mãos a agarrar o fundo da camisola, esticando-a.
António poisa o jornal em cima da mesa, olha para o pão e o queijo cortados; olha para o amigo que limpa as mãos gordurosas a um guardanapo de papel retirado do dispensador amarelo da Lipton; respira fundo e leva o copo de vinho aos lábios.
Num canto elevado, sobre um suporte metálico aparafusado à parede, a televisão está ligada, quase sem som, no programa da tarde da RTP1. Oferece imagens dos apresentadores sorridentes, metidos em fatos bem passados a ferro e gravatas de seda e de apresentadoras igualmente sorridentes cujos cabelos anelados se agitam ao ritmo da gargalhada forçada e são puxados para trás pela mão de unhas perfeitamente pintadas.
Ambos os homens da mesa ao pé da janela comem, agora, cada um uma fatia de pão com queijo e comentam a notícia e o jogo do dia anterior.
Lá fora o Sol vai arrefecendo no fim de tarde, deixando douradas as folhas outonais dos plátanos da alameda.

Tudo seja em nome da Paz



"Barack Obama explicará esta noite aos americanos a sua nova estratégia para o Afeganistão, que poderá implicar o envio de 30 mil soldados suplementares"

Boa!


Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro 2009.

Gosto da notícia porque:

1- Sou fã do Messi;
2- Significa que o Cristiano Ronaldo não ganhou a Bola de Ouro;
3- O Messi joga no Barcelona e o Cristiano Ronaldo no Real Madrid.

1 de Dezembro


Sim, sim! Também faz hoje anos que defenestraram o Miguel de Vasconcelos e que se iniciou a 4ª dinastia portuguesa com D. João IV, mas essa não é a efeméride mais importante de hoje!

A efeméride importante de hoje é que o Ateneu de Coimbra faz 69 anos!

É a melhor colectividade de Coimbra (não é a primeira vez que o digo) e está à espera de quem tiver espírito associativo na Rua do Cabido em Coimbra.
Não pude ir ao almoço na Liga dos Combatentes embora tenha sido convidada, mas daqui a um ano vou!

Parabéns ao Ateneu de Coimbra!