26.4.09

Hoje ofereci um Cravo


Costumo dizer que o Ateneu de Coimbra é melhor colectividade da cidade e acredito piamente no que digo.
Foi fundado a 1 de Dezembro de 1940 e desde então que cumpre funções sociais e culturais, na Sé Velha e para toda a cidade de Coimbra. Para não fazer aqui o rol das actividades do Ateneu convido os leitores a darem uma olhadela aqui. Está um bocadinho desactualizado, mas há-de melhorar em breve.
O Ateneu de Coimbra sempre se caracterizou por ser uma associação progressista, tanto durante a ditadura como depois da conquista da liberdade para a qual também deu a sua contribuição. Entre os seus sócios (actuais e já desaparecidos) contam-se vários nomes da resistência antifascista que tem sempre honrado, ao longo dos anos, assegurando que a cidade de Coimbra comemora a Revolução e afirma os seus ideais.
Na ausência de comemorações oficiais ou frente ao absurdo de algumas das iniciativas camarárias no 25 de Abril (como foi o concerto de Netinho na praça da canção num dos mandatos de Manuel Machado(PS)) o Ateneu assegurou que todos os democratas da cidade tivessem onde e como celebrear o dia da Liberdade. Sabendo que Abril não significa individualismo igualmente o Ateneu junta os seus esforços, sem protagonismos nem sectarismos a outras entidades que queiram comemorar a Revolução, como sucedeu este ano.
Sou uma orgulhosa (apesar de temporariamente afastada geograficamente) sócia do Ateneu de Coimbra e tenho o hábito de me juntar às comemorações que organiza para o 25 de Abril. Nessa ocasião costumo oferecer cravos aos meus amigos, aos meus camaradas, àqueles de quem gosto e que eu sei que vão apreciar o presente. Àqueles que sabem que é provavelmente o presente mais bonito que posso dar a alguém, um cravo vermelho.
Já que não pude ir ao concerto no TAGV nem ver o PIDE arder nos Jardins da AAC, hoje ofereci um Cravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário