29.12.10

O 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes #1

Visão Geral

O 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes decorreu de 13 a 21 de Dezembro em Tshwane na África do Sul.
Teve uma programação rica, de temas variados, durante a qual muitos milhares de jovens do Mundo se mostraram solidários com povos como o do Sahara Ocidental, ou da Palestina, discutiram o desemprego, a Paz e a guerra, a pobreza. Conversaram sobre o acesso à cultura e aos recursos naturais. Enfim, falaram de todos os assuntos sérios que afectam o Mundo e a juventude em particular e com particular intensidade e a seguir dançaram e cantaram e conviveram.
O Festival correu bem apesar das provocações de uma delegação marroquina absolutamente desligada do espírito de paz e de liberdade do Festival.
Foram oito dias de convívio são, de conhecer gente de inúmeros países, de encontrar similitudes e diferenças, de conhecer culturas de longe, de rir dos costumes próprios e alheios; foram oito dias de ginástica mental intensa no ultrapassar das barreiras linguísticas, porque a vontade de comunicar era muita e grande. Mas sobretudo, foram oito dias de trato cordial e amigável; foram oito dias de boa disposição e alegria que provam que a boa convivência entre a juventude e os povos do Mundo não só é possível como é lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário