21.12.11

Das taxas moderadoras

Sem querer entrar numa grande explicação sobre a injustiça das taxas moderadoras quero dizer o seguinte:

1- As taxas moderadoras são injustas qualquer que seja o seu valor;
2- As taxas moderadoras são injustas mesmo que sejam mais altas para ricos e mais baixas para pobres (porque essa diferença se faz nos impostos ,sobre os rendimentos e não no SNS)
3- Que a Contituição da República Portuguesa diz no seu artigo 64º que imcumbe prioritariamente ao Estado "Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação "

E dizer que espero nunca ser atendida em nenhum hospital pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros (Enf.ª Maria Augusta Sousa) porque me parece que tem um défice de inteligência maior do que o buraco financeiro da Madeira. Se assim não fosse talvez lhe ocorresse que melhorar as condições de trabalho e salariais dos enfermeiros seria uma forma muito melhor de valorizar o trabalho dessa classe profissional do que taxar (perdão, moderar) os utentes do SNS pelos seus serviços.


Adenda:
Na sequência do comentário informado do Paulo Anacleto sinto-me na obrigação de referir no post que a Ordem dos Enfermeiros efectivamente repudiou, através de uma nota de imprensa do seu Conselho Directivo, o aumento das taxas moderadoras.


No entanto, não deixa de ser verdade que a Bastonária acima referida se pôs bem a jeito para a Antena 1 empolar desmesuradamente (e talvez até distorcendo o que a senhora disse) as suas palavras (audíveis aqui). Alguém com cargos com esta importância e tempo de antena tem que pensar melhor no que diz antes de dizer.


De qualquer modo agrada-me muito (naturalmente) a posição oficial da Ordem dos Enfermeiros.

2 comentários:

  1. Inteiramente de acordo.
    As taxas moderadoras são um preço, e não a moderação de um custo por ser desnecessário.
    Bom ano!, não como voto pio mas como propósito de luta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana

    Quando fazes referência à Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, devias ter lido o comunicado que a esta divulgou e que passo a indicar:

    http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/OERepudiaAumentoTaxasModeradoras.aspx

    Bjs
    Paulo Anacleto

    ResponderExcluir