1.5.14

Acham que o Canadá é um país civilizado?

Em muitas coisas sim. As pessoas são habitualmente simpáticas, pedem desculpa se dão conta que estavam a estorvar e essas coisas geralmente apreciadas na convivência.

Mas...

o 1º de Maio não é feriado. Labour day é em Setembro, em data móvel, assim como nos Estados Unidos da América.
Não é que a comemoração do Dia do Trabalhador faça com que um país seja ou deixe de ser civilizado, mas é um indicador considerável da importância que os direitos laborais assumem nele.

Ainda assim algumas considerações devem ser feitas.

Bem antes do massacre de Haymarket a 4 de Maio de 1886; onde a polícia matou 4 trabalhadores em luta pela jornada de 8 horas em Chicago, e que é motivo para a instauração do 1º de Maio como Dia internacional do Trabalhador; lutas sindicais cresciam em Toronto.
Os tipógrafos lutavam em 1872 pela jornada de 9 horas e a 25 de Março fizeram greve parando toda a imprensa de Toronto. Os tipógrafos obtiveram o apoio de outros trabalhadores e a 15 de Abril dois mil trabalhadores manifestaram-se iniciando uma marcha até Queen's Park. Pelo caminho a marcha foi engrossando e quando chegou ao destino contava 10 mil participantes (um décimo da população da cidade).
A constituição de sindicatos era proíbida e as retaliações rapidamente se fizeram sentir, mas a batalha foi ganha. O primeiro-ministro John Macdonald legalizou os sindicatos e os líderes foram soltos das cadeias.
Claro que não foi assim tão simples (nunca é), muita gente perdeu o emprego, mas a luta estendeu-se ao resto do país e a jornada de 9 horas acabou por ser ganha.

A manifestação de 15 de Abril repetiu-se nos anos seguintes e, por pressão popular o primeiro ministro Sir John Thompson declarou, em 1894, Labour Day feriado nacional.
A modificação de data ocorre mais tarde e faz com que o Dia do Trabalhador seja confundido como uma última celebração do Verão (lá se vai a civilização), mas há que reconhecer importância aos tipógrafos deToronto nas lutas pelos direitos laborais. Não hão de ter tido pouca importância na inspiração das lutas nos EUA que levam à instauração do 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador.

Parece que tudo acontece em Abril, não é?




PS: Hoje foi a primeira vez que fui trabalhar no 1º de Maio e, francamente, espero bem que a última!

Nenhum comentário:

Postar um comentário