28.7.09

Solidariedade com o povo das Honduras


Li este artigo hoje no café, na edição de ontem do diário mexicano La Jornada.

É um bom artigo que mostra bem o que já se está a passar e que se passará nas Honduras com o afastamento de Manuel Zelaya. E é mais do mesmo. Do mesmo que assolou a América latina no século XX, no Chile, na Argentina, no Uruguai, na Nicarágua, no Brasil... História de um continente.

Já há e haverá mais prisões arbitrárias e outras muito direccionadas como a de rafael Alegría, líder camponês e revolucionário da Via Campesina.

Já há e haverá torturas e assassinatos seguidos de "desaparições" como com Pedro Magdiel Muñoz, de 23 anos e encontrado morto com marcas de tortura e 42 punhaladas num terreno baldio.

A administração dos EUA cumpre o seu papel classificando de provocações e de imprudências as tentativas do presidente constitucional das Honduras de tentar voltar ao seu país e manipulando o seu fantoche costarricense Arias.

O governo interino de Micheletti faz ameaças veladas a Zelaya:

"La loca del pueblo dice que Mel (sobrenombre de Zelaya) tiene las horas contadas, porque si opone resistencia al arresto, será sometido por las fuerzas de seguridad y no precisamente con balas de goma"
-El Heraldo

Mas o povo hondurenho resiste e resiste Zelaya com o apoio da ALBA (Alianza Bolivariana para las Américas) e toda a solidariedade internacional que pode encontrar.

É por isso que é tão importante estar dia 28 (amanhã) às 19 horas em frente ao consulado das Honduras na praça do Rossio!

(Ver convocatória da CGTP)

Um comentário:

  1. Bom dia Ana Martins.

    Deixo como sugestão o endereço www.bubok.pt. Aqui podes encontrar a primeira editora online para auto-publicação neste nosso país à beira mar plantado. Esta é uma forma de democratizar a edição de livros em que, à semelhança do YouTube em relação aos vídeos e do MySpace em relação à música, és tu quem tem o controlo sobre tudo.

    Na Bubok são as tuas ideias que ganham liberdade.

    O processo de publicação é muito simples e rápido, deixando-te com o controlo total do teu livro. São 5 passos a seguir, do upload do ficheiro com a tua obra, à escolha do preço da obra. Através do sistema Print On Demand, não há tiragens mínimas obrigatórias. A impressão do livro é feita por encomenda, evitando os excedentes poeirentos e poluentes.

    podes divulgá-lo nas paredes! Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.

    Depois de publicares, és tu quem promove o teu livro: sms´s, comments, fives, vídeos, fotos. Vale tudo, só dependes de ti!

    Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

    Qualquer dúvida que surgir, não hesite em contactar-me: marta.furtado@bubok.com

    Vai a www.bubok.pt e começa a publicar.

    ResponderExcluir