12.7.09

Uma Exposição cheia de nível


ao nível da Festa!


É um orgulho um bocadinho regionalista, já que as primeiras iniciativas da exposição de ciência nasceram de Coimbra (ainda tenho uns óculos de difracção da 1ª edição, como parte do pavilhão de Coimbra), mas estou muito orgulhosa da dimensão e da qualidade que a Exposição de Ciência e Tecnologia da Festa do Avante foi ganhando ano após ano.

Habituei-me a visitar esta exposição todos os anos. Escolhendo, em algumas ocasiões, guias pessoais muito específicos (nomeadamente no caso da de geologia). Encontro sempre um grande rigor científico e uma forma particularmente acessível de explicar a ciência sem se cair no simplismo que insultaria a inteligência dos visitantes. Com secções adaptadas a diversas faixas etárias devo admitir que o que mais me fascina da exposição de ciência é a capacidade imaginativa dos que criam as partes interactivas (tenho que referir que o primeiro contacto que tive com polímeros foi na Festa).

Espero a Exposição de este ano com particular curiosidade e ansiedade já que o tema me é particularmente próximo: "Da vida no universo, ao universo da vida".

E estou mortinha por ver o modelo do Ichtyostega!

2 comentários:

  1. Querida amiga

    Não posso estar mais de acordo contigo, de facto aquele espaço dedicado à ciência enche de orgulho a Festa e todos quantos o fazem e concebem.
    Já agora deixo aqui uma nota de agradecimento à memória inestimável do nosso querido camarada Sérgio, pois para quem não sabe ou não se lembra, foi ele que ainda responsável em Coimbra (salvo erro em 1999 ou 2000) propôs ao Sector Intelectual a concepção de um espaço dedicado à ciência na Festa. A ele se deve a ideia, de pela primeira vez na sua história, a festa ter um espaço de ciência. Não o esqueço, pois era um homem de uma energia vibrante e com quem tive muito prazer em trabalhar, precisamente nessa primeira exposição de ciência realizada pela organização de Coimbra.


    Este ano, apesar de andar muito afastada das lides da concepção dos materiais (tese, defesa em Setembro e artigos-não dá para tudo...) tenho acompanhado o que o grupo vem fazendo, aliás com enorme dedicação, criatividade e rigor. Por isso posso garantir que será mais uma grande e memorável exposição da ciência!

    Não percam!Apareçam, leiam, discutam e experimentem!!!

    Quanto a ti, cá te espero (Desta vez acho que podias ser a tu guiar-me, que achas?)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sim, grande Sérgio. Temos saudades, temos, temos!

    ResponderExcluir