16.4.10

Sociedades secretas...


Não desfazendo do Salvador Allende, figura por quem nutro um profundo respeito e grande carinho, nem dos nossos regicidas de 1908, tenho que admitir que a reunião internacional da Maçonaria en Lisboa me dá um certo receio...

Não consigo perceber a existência de sociedades secretas bem intencionadas num ambiente de liberdade de associação. Não me agrada mesmo nada... (Por muito que tenha gostado, em miúda, de ler o Clube das Chaves).

2 comentários:

  1. Tens razão. Há 'maçons' e 'maçons'. Uns recomendam-se, outros nem tanto...

    ResponderExcluir
  2. Os membros das sociedades secretas deviam estar todos presos. Numa democracia há liberdade de associação, de reunião, de opinião. A nossa constituição consagra-as todas. Uma sociedade secreta é, por isso, clandestina e, por isso, ilegal. No caso das sociedades secretas mais conhecidas em Portugal,a maçonaria e a opus dei, a única coisa a que se dedicam, ainda por cima, é a tráfico de influências. E, a coberto de uma clandestinidade que os cidadãos são levados a tolerar, por influência dos media que servem as ditas sociedades, não têm assembleias gerais, não declaram lucros, não pagam impostos. Por isso os seus membros deviam, de facto, ser presos. O problema é que as ditas minam todo o aparelho do estado. As instâncias de decisão não decidem contra si próprias. Só desmantelando o actual estado e construindo outro se poderia decapitar o polvo. Paciência. Só é preciso não perder a lucidez e esperar o melhor momento. E, mesmo nessa altura, estes covardes, que se escondem por trás a clandestinidade quando não são vaidoso demais, hão-de reagir como os informadores da PIDE a seguir ao 25 de Abril: não sabem de nada,nunca ouviram falar, não senhor, que ideia! Pois.

    ResponderExcluir