12.4.10

Os candidatos e a Constituição

Pinto Balsemão acha que Passos Coelho é "um bom candidato a primeiro ministro".

Escusado seria dizer que acho que Passos Coelho daria um péssimo primeiro ministro, assim como o PPD-PSD sempre deu origem a péssimos governos. Mas esta expressão de Pinto Balsemão...

Esta expressão irrita-me particularmente. Por ser errónea, mentirosa, deliberadamente enganadora. Em Portugal ninguém é candidato a primeiro ministro como se pode observar no artigo , do capítulo II do título IV da Constituição da República Portugesa:

Artigo 187.º
Formação


1. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.


A cada eleição legislativa são incontáveis os portugueses que acham que estão a votar num candidato a 1º ministro, que não conhecem as listas de candidatos do seu círculo eleitoral, que não sabem em quem estão a votar, precisamente por causa de afirmações como esta de Pinto Balsemão.

No entanto, cabe fazer a ressalva de que, talvez, Passos Coelho queira, de facto ser candidato a 1º ministro. Assim ficava explicada a sua sanha de mudar a Constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário