6.8.09

"E uma vida de paz exigimos!"


Há 64 anos o então presidente dos EUA, Harry Truman terminou o projecto iniciado por Roosevelt lançando a primeira bomba atómica sobre Hiroshima.

A Segunda Guerra Mundial tinha acabado em Maio, mas ele queria experimentar o brinquedo novo, afinal tinha-se gasto tanto dinheiro naquilo que seria uma pena não usar!
E como se não bastasse repetiu a proeza passados 3 dias em Nagasaky. Aos milhares de mortos instantâneos há que juntar os mortos por ferimentos, por exposição a radiação, os cancros, as leucemias, as deformações nas gerações seguintes e estamos a falar de uma larga maioria de civis.

Os EUA são o único país que cometeu uma atrocidade deste tamanho contra a população humana. Talvez seja por isso que se acham no direito de dizer quem pode ter ou não armas nucleares. Eu diria que precisamente por isso não deviam ter voto na matéria mas enfim...

Pelo menos, quando me lembro destas atrocidades também me lembro da grande voz da Luísa Basto a cantar o hino da FMJD que sempre é uma coisa bonita no meio de tanta fealdade (e que podem descarregar aqui).

Um comentário:

  1. Honduras, Iraque, Afeganistão, aí estão na actualidade a mostrar que com o consulado Obama, por detrás de uma máscara "democrática" laboriosamente fabricada e difundida ad nausea, o carácter criminoso do imperialismo norte-americano, não obstante os anos e décadas decorridos, permanece sem alterações significativas. Isto é, as guerras de agressão, os golpes fascistas, as práticas do terror, a rapina e saque das riquezas alheias, o desprezo pelas instituições internacionais e pelas normas democráticas, tudo aí está a confirmar a urgência da solidariedade com os povos agredidos e do firme combate contra o imperialismo por parte de todos os amantes da liberdade e da paz entre as nações.

    ResponderExcluir