11.11.09

10 de Novembro de 1979 - JCP

Encontro onde ocorreu a unificação da UJC e da UEC, dando origem às JCP em 10 de Novembro de 1979

A 10 de Novembro de 1979 formou-se a Juventude Comunista Portuguesa (JCP), da unificação da União dos Estudantes Comunistas e da União dos Jovens Comunistas.
Militei 10 anos da JCP, foi uma escola incrível, onde aprendi organização de pensamento e acção, amizade, respeito mútuo.
Ganhei uma noção muito mais forte dos indivíduos como parte de um colectivo que se quer coeso ao mesmo tempo que diversificado.
Aprendi a lidar com diferenças de formas de trabalho, e personalidades.
Ganhei capacidade de análise política, tolerância às diferenças de opinião e intolerância à desonestidade nas suas diversas formas.
Aprendi a comover-me sem perder firmeza ante as injustiças sociais.
Aprendi ofícios diversos na Brigada de Implantação da Festa do Avante!
Aprendi e maravilhei-me com a beleza da união e da camaradagem.
Ganhei patriotismo e, ao mesmo tempo, o internacionalismo típico dos comunistas.
Aprendi a pôr brio, perfeccionismo e empenho no que faço.
Cresci, formei-me e gerei as melhores amizades que tenho na Juventude Comunista Portuguesa.

A JCP cumpre um papel político importantíssimo no esclarecimento e na tomada de consciência da Juventude Portuguesa. É de um valor insubstituível na organização de juventude na luta por uma pátria e um mundo melhores. Claro que sofre da inexperiência dos seus quadros devido a serem, precisamente, jovens. Mas é viva, alegre, aguerrida, inovadora e consciente, como deve ser a Juventude!

A JCP ensinou-me a ser militante do PCP. Mas sobretudo, JCP ensinou-me a ser melhor pessoa.

Parabéns Juventude Comunista Portuguesa!

2 comentários:

  1. Pois. Mas isso tudo também podia ter sido na UEC! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Pensando bem nisso, há coisas que não ensinou, eu já as tinha, inculcadas por uns PCs ex-UECs de quem gosto muito, mas foi um excelente meio de cultivo :-)

    ResponderExcluir