8.3.10

O Dia Internacional da Mulher


Há cem anos, em Copenhaga, instaurou-se o Dia Internacional da Mulher.
Não só num reconhecimento das injustiças de género, muito mais fortes e menos badaladas então do que agora, mas também em luta contra essas injustiças.

Mas não só essas. O Dia Internacional da Mulher assinala também a luta contra as injustiças de classe. Estas existem para toda a classe trabalhadora, só a intensidade muda com a mudança de género.

O 8 de Março, reconhecido como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas desde 1975, é mais uma jornada de luta contra o capitalismo. Portanto é uma jornada de luta de todos, independentemente do género.
Porque é o capitalismo que faz e incentiva a discriminação de género.
É o capitalismo que tenta fazer crer às mulheres que os homens são os seus inimigos.
É o capitalismo que procura gerar estas cisões dentro da classe trabalhadora.
Mas é também o capitalismo que explora tanto mulheres como homens.

O 8 de Março é um dia de luta pela igualdade, portanto, é um dia de luta contra o capitalismo.

"Embora na sociedade capitalista o homem possa ser um instrumento de opressão da mulher,o inimigo não é o homem, mas sim o capitalismo"
- Álvaro Cunhal

2 comentários:

  1. O mais triste, na minha opinião é o quanto as mulheres se esquecem disso...

    Ontem enviei um e-mail de feliz dia das mulheres a todas as minhas colegas no qual lembrava as lutas travadas no inicio do século passado nos USA e na Europa em nome da liberdade e igualdade de género.

    Uma colega meu (AMERICANO!!!) nem sequer sabia que este dia existia. Quanto às meninas nenhuma me respondeu ou comentou sequer...

    ResponderExcluir
  2. Pois, mas se as mulheres se lembrassem todas também os homens se lembrariam e já seria o capitalismo coisa do passado...
    Era bom, mas não é hora, ainda.

    ResponderExcluir