13.8.09

Os grandes educadores da América Latina

Deste artigo no diário La Jornada destaco algumas passagens:

"(Ballesteros)Aclaró que las aeronaves estadunidenses que operarán en Colombia sólo darán apoyo de inteligencia y logística a las tropas que participan en la lucha antidrogas y contrainsurgente."

Neste caso tenho que admitir que, no meu entender, "solo" isto para mim já é uma ingerência dos EUA na Colombia. Mas os EUA há décadas que são muito bons professores de diversos governos Latino-Americanos no que toca a estratégia militar...

"El gobierno de Washington ha entregado ayuda por más de cuatro mil millones de dólares al Plan Colombia"

Não são uns queridos? Quatro mil milhões de dólares para combater o narcotráfico! São mesmo porreiros estes estadunidenses, mesmo fixes! Claro que se se acabasse o mercado no Norte o tráfico diminuiria substancialmente, mas o que é mesmo importante é que eles querem ajudar!

"La ofensiva colombiana contra el narcotráfico se concentra en zonas donde actúan las rebeldes Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), lo que hace posible una confrontación militar."

E aqui finalmente tudo se torna claro e podemos mesmo dizer: "Ah! Agora já percebi tudo!"
É que, bem vistas as coisas, a luta nunca foi contra o narcotráfico, mas sim contrarevolucinária e o governo de Uribe nunca foi soberano, mas sim lacaio.

4 comentários:

  1. Muito boa noite. Venho retribuir a visita. Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Agora já percebi tudo! Sou muito lerdo não sou?...

    ResponderExcluir
  3. A propósito do tema, temos informações de muito interesse numa entrevista bastante esclarecedora com Alfonso Cano, dirigente das FARC, concedida à revista neogranadina “Cambio”, e que pode ser lida aqui: http://anncol-brasil.blogspot.com/
    Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Mais um ataque da América aos governos socialistas da América do sul. É vergonha esta tentativa de controlo de um país por parte dos EUA.

    É inadmissível o pagamento que o candidato do PSD Seixal irá fazer (ou já fez) a 3 jornais locais em troca de publicidade à sua candidatura. Saiba porquê no blogue O Flamingo.

    ResponderExcluir