17.11.09

Incubadoras sociais


A Autoridade Palestiniana solicitou à União Europeia um apoio explícito ao reconhecimento de um estado palestiniano independente com Jerusalém como capital.

A resposta da presidência da UE (Suécia) não podia ser mais hipócrita nem lamber mais as botas ao imperialismo internacional.

A justa reivindicação do povo palestiniano à auto-determinação e independência, a afirmação do seu direito a deixar de ser colónia recebeu como resposta o seguinte insulto da boca de Carl Bildt, ministro dos negócios estrangeiros sueco:
“Não me parece que tenhamos chegado já a essa fase”

"Gostava que estivéssemos em posição de reconhecer a existência de um Estado palestiniano mas antes de mais é preciso que exista um Estado palestiniano, por isso [o pedido] parece-me um pouco prematuro"

Pois é, apertar os calos ao protegido dos EUA é difícil, muito difícil! Sobretudo para uma organização que de democrática só tem a fachada como a UE!

A pergunta que fica é se a opressão colonialista, o assassinato de civis, viver num permanente cenário de guerra e em campos de refugiados que há muito deixaram de ter carácter provisório são as incubadoras sociais que levarão à maturidade que a UE exige para reconhecer a Palestina como Estado independente.

Um comentário:

  1. Deve haver uma maneira de comentar o dito do cavalheiro (e dos comparsas) de forma educada. Não me ocorre nenhuma.

    ResponderExcluir