14.3.10

Questionamento mediático

Pergunto-me porque será que a comunicação social não acompanha com pormenor o processo que vai da decisão da ementa ao consumo do meu almoço.
O tempo que invisto nas decisões, na preparação e no consumo é mais ou menos o mesmo que implica preparar um congresso do PPD-PSD e esse é acompanhado, registado e relatado até ao mais ínfimo detalhe...

Dirá o leitor "O teu almoço não tem as mesmas implicações na vida política nacional".

Mas eu digo "Se somos o que comemos, quem assegura que o que eu coma ou deixe de comer ao almoço não me leve a ser primeira ministra um dia destes?"

Sim, é verdade, não tinha nada melhor para dizer hoje e não me apeteceu ler as notícias sobre a guerra de poder dentro do PPD-PSD.

3 comentários:

  1. A questão é: se somos o que comemos, o que andarão os moços do PPD a comer?

    ResponderExcluir
  2. Há uma questão adicional da maior relevância: somos o que comemos no curtíssimo prazo ou como resultado do integralde anos de alimentação? Na primeira hipótese, podemos interrogar-nos sobre o que comerá um assassino antes do crime? Ou um ministro das finanças antes de um congelamentode salários? Poderemos influenciar a luta de classes pela mesa? Já na segunda hipótese, tudo se torna mais claro porque os hábitos de mesa também são classistas. E isso clarifica as relações causa-efeito. Mas também torna muito mais improvável influenciar o conflito entre classes pela mesa. Móvel simpático,não é?

    ResponderExcluir
  3. RML,
    O que quer que seja eu não quero comer do mesmo que eles!

    cetautomatix,
    Acho que as duas hipóteses são válidas, mas mais a 2ª que a 1ª. A primeira será válida, não para as questões que colocas, mas para outras como "O que come o Michael Phelps antes de ganhar as medalhas todas havidas e por haver em natação?", no entanto se ele tivesse tido uma má alimentação na infância que lhe desse problemas de crescimento talvez tanto fizesse o que come hoje (é melhor não falar do Messi).
    A validez da segunda torna, de facto, improvável influenciar o conflito de classes pela mesa, mas acho que que não contavas muito com essa possibilidade, ou sim?

    ResponderExcluir