1.6.10

1 de Junho


Foi essa a data adoptada pelas Nações Unidas para assinalar o primeiro Dia Mundial da Criança.. Quando me lembraram que dia era hoje lembrei-me também da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Agarrada a esse fio de pensamento chegou a memória dos pacotes de leite escolar que bebia na Escola Primária nº 10 de Coimbra.

No fim do intervalo, suados e empoeirados do jogo de futebol recém acabado sentávamo-nos nos degraus do estrado da velha sala de aulas e bebíamos o leite achocolatado que o colega escolhido nesse dia tinha ido buscar. A minha sala de aula da escola primária era dessas antigas que ainda tinham um estrado que tornava o professor ainda mais imponente e o punham aluno chamado ao quadro ainda mais em exposição, mas também que serviam de palco para as ocasionais encenações de algum texto mais propício.

Então, dizia eu, sentávamo-nos a beber o leite achocolatado, o leite escolar, que vinha nuns pacotinhos de 20cl muito giros cada um com um princípio da Declaração Universal dos Direitos da Criança e um desenho alusivo. Eram desenhos a duas cores se não estou em erro, azulados, de bonequinhos muito geométricos. Costumávamos ver qual tinha cada um de nós, qual nos tinha "saído" como se fosse um cromo, mas a mensagem passava.

Esses pacotes de leite foram o meu primeiro contacto com a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Lembro-me que o que mais me marcou foi o direito da criança, desde o nascimento, a um nome e uma nacionalidade. Eu sabia que havia trabalho infantil, crianças que passavam fome, que não iam à escola, que não iam ao médico quando estavam doentes, que havia pessoas que eram racistas (felizmente nenhuma na minha turma). Mas desconhecia a condição de apátrida e não me cabia na cabeça que alguém pudesse não ter nome.
Lembro-me de me ter sentido muito afortunada, porque se tinha que estar escrito em algum lado era porque nem sempre se cumpria (disso eu já tinha dado conta).

Procurei imagens desses pacotes para deixar aqui, mas não encontrei. Fica uma dos Pioneiros de Portugal

2 comentários: