5.6.10

A pedagogia da desertificação


"Nós não queremos isso, só pensamos no interesse das crianças, é um interesse meramente pedagógico, quando pensamos em encerrar essas escolas"

- José Sócrates

Entre as várias desculpas nuas (já nem esfarrapadas são) que o governo dá para o fecho de escolas estão a maior taxa de insucesso escolar nas escolas com menos de 20 alunos.

Segundo todos os psicólogos e especialistas da educação urmas mais pequenas e ensino mais dirigido dão melhores resultados de aprendizagem, mas o nosso PM tem certeza que é o número reduzido de alunos que causa o insucesso nas escolas em causa.

Não lhe ocorreu que os maus resultados se devam a colocação de professores com pouca experiência, pouca vontade de estar numa terra longe da sua, longe da sua família, permanentemente deslocalizados, mal pago e desrespeitados todos os dias. Nem lhe ocorreu que se devam a pobres condições materiais dessas escolas.

Seguramente não lhe ocorreu que anti-pedagógico e anti-social é fazer crianças percorrerem sei lá quantos quilómetros para ir à escola roubando-lhes de uma só vez tempo de estudo e de brincadeira Roubando-lhes o saudável regresso a casa a pé em companhia dos vizinhos, o almoço preparado e comido em casa. Privando toda a família do tempo de convivência e privando os miúdos de toda uma localidade do contacto com as pessoas que nela habitam, desenraízando-os e, ao fim ao cabo, mandando-os embora.

É a pedagogia da desertificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário