17.11.11

Pessoas bonitas # 6

Quebrando a linhagem masculina que dominou as primeiras 5 pessoas bonitas aqui da Eira, hoje surge uma mulher. A Virgínia Moura.


Foi a primeira engenheira civil portuguesa e impedida de exercer na função pública por se opôr à ditadura.
Estudou Matemáticas e frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Era uma intelectual activa; foi presa políticamente 16 vezes e passou a sua vida a lutar pela transformação social.

Para conhecer um pouco mais da sua vida sugiro a leitura do seu livro "Virginia Moura, mulher de Abril - Álbum de Memórias". Para saber mais em pouco tempo sugiro a leitura deste documento.

Virgínia Moura foi imparável na luta pela melhoria de todas as nossas vidas.

Dia 24 de Novembro é dia de Greve Geral!

2 comentários:

  1. Contente e triste.
    Contente (e muito!) por ter passado por aqui e encontrado estas pessoas lindas (conheci-as todas, menos o Caraça, mas a ele me liga uma história que um dia contarei - a juntar às vezes que já a contei -, e testemunho que não eram só bonitas pelo que delas se sabe... eram-no porque o eram também na relação com os outros, com os próximos!
    Triste (mas só comigo) por ter estado algum tempo sem por aqui passar... Mas a culpa também é tua: vou passando uma, duas, três vezes e não há nada de novo... a quarta e a quinta escapam... passo ao lado. E perco. E fico triste. Mas recupero!

    Grande série! Obrigado... e continua.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio!
    As solicitações às vezes são tantas (e do cansaço também que me vai dizendo que não ligue o computador) que vou esquecendo a Eira. Mas depois eu vou conversar contigo ao Anónimo do sec xxi para te lembrar :)

    ResponderExcluir