21.4.09

Apagões colectivos

Aqui há tempos soube de mais uma dessas iniciativas de apagar as luzes durante cinco minutos de forma sincronizada pelo menos ao nível nacional como estratégia de luta simbólica contra o aquecimento global.
Ora, eu sou uma pessoa particularmente preocupada com dita situação, embora sem chegar a extremos de deixar de usar o computador o frigorífico ou transportes motorizados quando preciso deles. No entanto, este tipo de iniciativas desagrada-me particularmente. E desagrada-me porque me parece hipócrita. Posso apostar, com relativa margem de segurança, que uma boa percentagem das pessoas que apagaram as luzes esses cinco minutos deixa o computador ligado toda a noite para acabar de "sacar" umas séries do eMule, ou tem a televisão ligada todo o dia sem sequer olhar para ela, mantém as gambiarras de Natal ligadas duas semanas a fio na varanda, liga o aquecedor em vez de vestir uma camisola por cima da t-shirt em Dezembro e leva o carro para todos os lados embora nunca encontre lugar para o deixar e dê mil voltas para o conseguir estacionar (gastando ainda mais gasolina) em vez de apanhar o autocarro, o metro ou caminhar esses dez minutos até ao café da esquina onde costuma ir ter com os amigos.
Mas todas estas pessoas energeticamente irresponsáveis irão dormir de consciência tranquila, pensado que já fizeram tudo o que estava ao seu alcance para salvar o planeta, sem reflectir nos seus comportamentos quotidianos e muito menos nas políticas mundiais, nacionais ou sequer municipais. Sem pensar que o aquecimento global é produto da mesma forma de organização social que saqueia as riquezas do planeta incluídas as aspirações dessas mesmas pessoas que, tão obedientemente como votam no bloco central e apertam os cintos para pagar a crise, apagam as luzes durante cinco minutos. Agradecidas por poderem participar neste acto tão solidário que por cinco minutos as aproxima (de forma relativa e simbólica claro) de todos aqueles que vivendo sem as vantagens da energia eléctrica pagam as consequências do aquecimento, esse sim global.

Mas não lutemos por qualquer transformação! Pelo futuro dos nossos filhos e netos, apaguemos antes as luzes que assim é mais fácil ignorar a realidade e dormir tranquilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário