8.6.09

Eleições Europeias

Ontem não houve direito a "post".
Ontem também não houve voto. Pela primeira vez abstive-me numas eleições desde que tenho direito ao voto. Uma abstenção forçada por motivos geográficos: não se pode votar nas Europeias estando fora da Europa.
É uma sensação muito feia não poder votar, nunca vou compreender aqueles que de livre vontade deixam de ir votar, deixam de ir às urnas, nem que seja para votar em branco ou nulo. Mas sentimentos à parte, até porque para as legislativas o meu voto já pode e já vai entrar na urna da embaixada portuguesa no México e a sensação já vai ser outra, importa falar do resultado das europeias.

O PS foi justamente castigado perdendo deputados (ficou com 7).
O povo português que foi votar premiou o péssimo trabalho do PSD com mais um deputado(ficou com 8) e o não melhor trabalho do BE com mais 2 deputados (ficou com 3).
O CDS-PP manteve os 2 deputados que tinha.
A CDU subiu de votação e de percentagem de votos e manteve os dois deputados que tinha.
Bem vistas as coisas o Partido que se ressentiu da perda de 2 deputados pelo círculo nacional (eram 24 e são 22) não se ressentiu só disso, perdeu votos, muitos votos e percentagem e deputados.

A CDU melhorou o resultado eleitoral pelo seu esforço e pela demonstração do seu trabalho e do lado da barricada em que está. E demonstra-o em força ganhando 3 distritos (Setúbal, Évora e Beja)

O BE ganhou muito mais do que merecia ganhar pelo péssimo trabalho que fez ou pelo trabalho que não fez do P.E.. Ganhando com o tratamento preferencial que lhe foi dado pela comunicação social e pelo descontentamento da população com o PS, sem que tenha coragem de alterar substancialmente a orientação do seu voto. Funcionando pelo engano, como lhe compete já que os interesses que serve não são em nada diferentes dos do PS e do PSD.

Enfim... Estou muito triste por não ter podido votar, mas estou bastante contente com o resultado eleitoral da CDU. A única coisa que falta é um pouco mais de publicidade ao trabalho que desenvolve (infinitamente maior que o de qualquer outra força política no panorama nacional).

Gostei bastante do tratamento que "Das Escadas do Monte" fazem dos resultados eleitorais.

Resta dizer que há mais duas batalhas eleitorais este ano. Numa delas posso votar, na outra não. Mas seguramente farei toda a campanha que possa em ambas.

Um comentário: