9.11.11

Pessoas bonitas # 2

A próxima personagem que quero lembrar como "pessoa bonita" do nosso país é uma das mais caluniadas e apagadas na nossa História recente.

A "pessoa bonita" lembrada e homenageada hoje na Eira é o Coronel Costa Martins.



O coronel Costa Martins não foi "só" um dos capitães de Abril, foi quem sozinho tomou o Aeroporto de Lisboa num dos mais arriscados (e necessários) bluffs de que alguma vez ouvi falar.

Para conhecer a biografia do Coronel Costa Martins e o seu papel tanto no 25 de Abril de 1974 como no 25 de Novembro de 1975 convido a que visitem este post do blog Reflexos da Vida (de onde também "roubei" a fotografia no nosso Coronel).
A biografia que sugiro só peca por omissão do período em que Costa Martins foi Ministro do Trabalho dos Governos Provisórios do General Vasco Gonçalves (a nossa pessoa bonita #1).
É bom lembrar que foi nos governos em que Vasco Gonçalves era 1º Ministro e Costa Martins Ministro do Trabalho que o nosso povo alcançou as maiores conquistas no plano dos direitos laborais de que há História.
Costa Martins teve também parte activa na "Campanha Mobilizadora de Sentimentos Nobres da População Activa" conhecida por  "Dia do Salário para a Nação".  Este foi um dos temas que usaram para o caluniar. Particularmente António Arnault, deputado do PS a 15 de Janeiro de 1976, na Assembleia Constituinte acusou Costa Martins de se ter apropriado indevidamente de dinheiro proveniente de dita campanha.
Este assunto só foi  esclarecido na década de 80 e por inicativa do próprio Coronel, tendo sido ilibado de todas as acusações.

Costa Martins é provavelmente das mais maltratadas das nossas "pessoas bonitas". Depois de ter um papel fulcral na libertação do nosso povo da ditadura e na construção da liberdade de que todos usufruímos foi obrigado a exilar-se na sequência do 25 de Novembro e durante mais de 2 anos.

A sua carreira militar foi reconstruída muitos anos mais tarde, na sequência de um processo judicial que moveu contra o Estado. Viu então considerada a sua antiguidade, sendo promovido a Coronel. Em 1996 passa à reserva e em 2000 à situação de reforma.

Faleceu a 6 de Março de 2010 num desastre de aviação.

O Coronel Costa Martins é uma das mais bonitas destas "pessoas bonitas" da Eira. Levou uma vida inteira a lutar pelo colectivo nacional (e a sofrer as consequências de o fazer). Façamos nós agora a nossa parte.

Dia 24 de Novembro é dia de Greve Geral!

2 comentários: