10.11.11

Pessoas bonitas # 3

Quando ontem pensei numa "pessoa bonita" para vos trazer hoje não foi por esta que efectivamente trago que me decidi. Mas hoje dei conta que tenho motivo acrescido para trazer à Eira a pessoa bonita que foi (é) o Álvaro Cunhal.

Faz hoje 98 anos nasceu, em Coimbra (embora isso seja mais ou menos irrelevante) Álvaro Cunhal.



Dedicou toda a sua vida consciente (ninguém tem, nem deve ter que ter, consciência política na infância) à construção de uma sociedade que acreditava (e eu também) ser bem melhor do que aquela em que vivemos.
Lutou cá e no estrangeiro. Foi preso, torturado, exilou-se, regressou, ajudou a construir um Portugal novo e um Mundo novo também.

Foi um ser humano formado integralmente, na política, na cultura, nas artes, com o seu interesse e análise também na ciência.

Deixou-nos análises políticas impressionantes de tão correctas nas previsões e tão fundamentadas que passariam o crivo de qualquer das melhores revistas científicas do mundo. Escreveu ficção e desenhou.



Mas sobretudo, trabalhou sistematica e altruísticamente pelo colectivo nacional, sem vaidades (tantas e tantas vezes pondo em risco bem para além do bem-estar, a sua integridade física e vida), olhando sempre para a frente, preparando sempre o Futuro, sem nostalgias nem frustrações que deitassem por terra a sua firmeza ideológica.

Álvaro Cunhal foi, sem dúvida, dos mais inteligentes portugueses do século XX (e se calhar isto é dizer pouco) e dos mais generosos e patrióticos também. É, sem dúvida nenhuma, uma "pessoa bonita" extremamente bonita.

Dia 24 de Novembro é dia de Greve Geral!





Nota: Há mais quem se lembre dele com saudade e admiração (sugestão e sugestão)

2 comentários:

  1. Isto está bem bonito! Estamos de parabéns por podermos celebrar esta data com este motivo.

    ResponderExcluir
  2. Um ser humano muito diferente!

    Abraço.

    ResponderExcluir