13.6.09

Mais uma data importante

É importante pelo menos para mim!

Há 5 anos votei pela 1ª vez a sério!

Que quero dizer com "a sério"?

Quero dizer que já tinha votado para a associação de estudantes da escola secundária, que já tinha votado para os corpos gerentes da AAC, para o Núcleo de Estudantes de Biologia da AAC, mas "a sério" não!

Assim numa cabina de voto de uma sala da Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra, não!

Foi nas Europeias. No dia seguinte tinha exame de Biologia das Plantas e por isso não fui para as mesas. Depois de almoço fui à Assembleia de Voto com o meu pai. Voto na Freguesia de Santo António dos Olivais em Coimbra, a maior, com muitas secções de voto. Lá identifiquei a minha no intervalo onde cabia o 40393 (apesar de votar há menos tempo que o nosso 1º ministro sei o meu nº de eleitor) e fui votar.
Apresentei os documentos, deram-me o boletim de voto e dirigi-me à cabina de voto.
Percorri o boletim todo com os olhos, a CDU era uma das primeiras listas, percorri com o dedo a distância que separava o último "a" do quadradinho que ia assinalar e pus-lhe uma cruz. Uma cruz desenhada, duas diagonais, de um canto a outro cada uma para que não restassem dúvidas da minha intenção de voto. E fiquei uns segundos a olhar para o pedaço de papel, para ter a certeza de que não me tinha enganado e para fazer durar mais um bocadinho essa deliciosa sensação de poder e, ao mesmo tempo, de cidadania que é votar. Ainda o faço, ainda olho, ainda confirmo que não me enganei, mas já não levo tanto tempo como dessa vez.

Dobrei-o em 4, levei-o à urna e depositei-o.

Foi um dia muito importante!

3 comentários:

  1. Votei pela primeira vez este ano, também nas Europeias. Saí da cabine com um sorriso e o peito cheio de orgulho, e foi com esse mesmo sorriso e esse mesmo orgulho que coloquei o meu boletim de voto na urna e regressei à mesa A2 da Escola Secundária de Miraflores. Isto porque tive a certeza de que o voto na CDU é aquele que melhor defende os meus direitos enquanto jovem, os direitos dos meus pais enquanto trabalhadores, e dos meus avós, enquanto reformados.
    Bjs, Ana Oliveira

    ps: cruzamo-nos uma vez perto da rua do Rui, onde pernoitaste, em finais de Setembro ou inicios de Outubro de 2007. Já lá vai muito tempo, acredito que seja difícil lembrares-te.

    ResponderExcluir
  2. Claro que me lembro de ti! E devo dizer que fiquei muito contente com um post teu no "das Escadas do Monte" em que descobri que eras uma recente entrada! :-)

    ResponderExcluir
  3. Inclusivamente lembro-me que foi a 1 de Outubro, um asegunda-feira! hehehe, Ia de férias a Barcelona depois de acabar o relatório de estágio e aproveitei para visitar o Rui no fim de semana!
    E lembro-me disto porque depois ia a Madrid ver uns amigos no dia 5, Implantação da República e tal, essa coisa que Espanha não tem!

    As coisas de que eu me lembro

    ResponderExcluir