10.5.09

Pequenos nadas


Há bastante tempo que acho a expressão "a vida é feita de pequenos nadas" um bocado conformista. Claro que as pequenas felicidades devem ser valorizadas, mas parece-me que dita expressão nos diz que nos contentemos com pouco porque o muito é difícil de atingir ou mesmo inatingivel.
No entanto, hoje tive direito a um pequeno nada que me soube excepcionalmente bem.
No México não é muito conveniente beber água da torneira se se quiser manter o corpo saudável porque o referido líquido é so teoricamente potável. Por causa dessa realidade a maioria das pessoas (eu incluída) bebe água purificada. Sim, purificada. A água de nascente é outra coisa que não se comercializa, pelo menos em Chiapas, devido ao grau de contaminação dos ecossistemas, nomeadamente dos cursos de água. A água purificada pode encontrar-se em garrafas, garrafinhas e garrafões. Chiapas é dos estados do México mais ricos em água e, curiosamente, só uma das marcas de garrafas e garrafinhas é mexicana e chiapaneca. Todas as outras são estrangeiras de diversos países sede de multinacionais. Já as empresas de garrafões são de cá. Além de abastecerem as "tiendas de abarrotes" ou "tienditas de la esquina" (lojas um bocado mais pequenas que um minimercado e que cumprem a mesma função) costumam ter circulando pelas ruas umas camionetas carros de som que vendem os garrafões de porta em porta. Tipicamente trazem uma música irritante que se mete na cabeça e não desaparece acompanhada de frases publicitárias particularmente ridículas que às vezes chegam a rimar(prometo que se puder gravo e ponho aqui no blog). Ao ouvir a musiquinha as pessoas saem esbaforidas de casa na esperança de conseguir chamar a atenção do condutor da camioneta. Há um motivo para este desespero de comprar o garrafão no "camión repartidor": os garrafões são de 20 Litros, custa carregá-los daqui para acolá.
Geralmente não tenho sorte e a camioneta não passa quando o garrafão (retornável) se acaba e tenho que o ir trocar por um cheio à "tiendita" o que implica carregar com mais de 20Kg por uns 80m. Acreditem, custa!
Hoje, depois de mais de um ano vivendo nesta casa, consegui comprar um garrafão de água à camioneta que não me deixa dormir até tarde ao fim de semana. Foi um grande pequeno nada!

Um comentário:

  1. Olha-me esta, água... Foi essa a educação que recebeste, hein??
    Se fosse Super Bock, ainda compreendia... Agora água... :)

    ResponderExcluir