6.10.09

Modas académicas

Um artigo do DN afirma no seu último parágrafo:

"As pós graduações parecem estar cada vez mais na moda. No ano lectivo passado, quase 50 mil estudantes frequentaram mestrados (não integrados) e doutoramentos em Portugal. "

É! Estão mesmo na moda! Sobretudo entre aqueles que não encontram emprego no fim da licenciatura. Aqueles que tentam aumentar as qualificações para ver se depois conseguem emprego. Aqueles que querem pelo menos estar a fazer qualquer coisa parecida com o que decidiram que queriam fazer na vida. Qualquer coisa essa que pagam os pais enquanto não forem despedidos ou para a mobilidade especial, ou os próprios com o ordenado de caixas de supermercado, empregados de mesa ou de lojas de roupa, porque afinal foi para fazer trocos que tiraram uma licenciatura! E entre aqueles que procuram desesperadamente a bolsa de doutoramento como um adiamento do desemprego sobre-qualificado enquanto recebem correios electrónicos de tudo quanto é site de emprego anunciando vagas que estão destinadas à partida para outro que não eles.

Estão bem na moda as pós-graduações! Continuarão a estar enquanto o direito ao emprego não for efectivo, enquanto se continuar a desperdiçar o potencial intelectual do nosso país e o investimento de formação que o estado faz. Entretanto o progresso (económico e social) é só uma palavra que o nosso presidente não consegue pronunciar correctamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário