18.10.09

O dia da Alimentação em San Cristóbal

Ontem fui a um evento contra a experimentação com transgénicos em Chiapas. Foi organizado pela ONG Otros Mundos, geralmente sou muito céptica no que diz respeito a ONGs mas esta causa parece-me boa.

Havia comida típica diversa, (de milho, naturalmente) trazida por locais e habitantes de comunidades perto de San Cristóbal, havia um pano pintado pelos estudantes da UNICH, um grafiti feito por uma mocinha aqui da cidade.

Havia papeis, marcadores e lápis de cor para os mais miúdos fazerem desenhos que se penduraram em papel de cenário no coreto do adro de igreja em que decorria a iniciativa.
Havia um contador de contos muito expressivo que contava histórias sobre as vantagens da condição comúm das terras.

Houve um desfile até ao centro e de volta com um grupo de percussão de Tabasco composto por uns moços que estavam instalados num hotel ali perto e que quiseram dar um contributo à festa/protesto. Desfile encabeçado pelas faixas temáticas e por um senhor disfarçado dessa figura tão mexicana que é a Catrina, a morte personificada numa senhora elegante, que ia saudando os transeuntes que o olhavam divertidos.
Houve um concerto dado por músicos profissionais e amadores, moradores de San Cristóbal
Houve mesmo, uma interrupção da animação mais ruidosa por respeito à missa de um funeral que chegou à igreja inesperadamente.
Houve um abaixo-assinado (mal-feito) que "solicitava respeituosamente" o que deveria exigir, que era enorme e que fazia as pessoas assinarem uma folha em branco em vez do verso da folha do texto. Com certa pena e pelo príncipio de não assinar folhas em branco que mantenho há vários anos, não assinei.

Houve, com uma mãozinha de quem se deixou ficar até ao final uma arrumação rápida que não deixou vestígios na praça ainda iluminada pelo sol de fim de tarde.

Foi uma tarde porreira, passada em boa companhia e que me fez pensar mais uma vez, em toda esta vontade de mudança que há nas gentes desta terra, tão sub-aproveitada, tão pouco organizada e sempre tão dispersa!

A falta que faz um Partido de massas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário